Acredito que qualquer pessoa – e eu me incluo nessa – que for questionada sobre qual o maior vilão da filmografia dos Irmãos Coen, responderá sem pestanejar: “Anton Chigurh, de ‘Onde os Fracos Não Têm Vez’”. Não é para menos. O ator espanhol Javier Bardem concebeu a essência da vilania na construção de seu personagem, um indivíduo capaz de matar a socos uma velhinha de 80 anos se esta, pelo direito que lhe é concedido, furar a fila do Banco. Mas acredito que outro personagem, também criado pelos talentosos irmãos, não faria muito diferente. Refiro-me ao ameaçador Gaear Grimsrud, interpretado por um Peter Stormare, cujo coração é tão frio quanto as geleiras de “Fargo”. Tive que revisitar este excelente filme para relembrar e me dar conta do primo sulista de Chigurh – será que eles brincavam de jogar moeda quando crianças?
A cena escolhida representa um dos momentos mais hilários e chocantes do filme. Para alguns, motivo suficiente para ficarem boquiabertos diante da sanguinolência, já para outros – e eu me incluo nessa, novamente – a inusitada situação de enfiar um cadáver em um triturador de madeira representa mais uma daquelas epifanias de humor negro que impera sobre a versátil cinematografia dos Coen.
A cena escolhida representa um dos momentos mais hilários e chocantes do filme. Para alguns, motivo suficiente para ficarem boquiabertos diante da sanguinolência, já para outros – e eu me incluo nessa, novamente – a inusitada situação de enfiar um cadáver em um triturador de madeira representa mais uma daquelas epifanias de humor negro que impera sobre a versátil cinematografia dos Coen.
Yes, there will be blood.
10 comentários:
Olá Elton,
que distração. Eu comecei a seguir você pelo #FF do Tiago Lipka. Visitei seu blog no dia, mas acabei me esquecendo de onde eu o tinha visto! Rs
Gostei da sessão "imagens da semana". Não assisti a esta cena, em especial, mas realmente imagino a sensaão! rs
Também adicionei seu blog em minha lista. Obrigada!
Abraços
Eu tenho medo do Gaear Grimsrud,rsrsrs
Excelente escolha da imagem.Parabéns pelo texto!
Momento insano de qualidade deste belo filme!
simples, OBRA-PRIMA.
"Fargo" é genial! Mas sinceramente não me recordo deste Gaear Grimsrud como eu gostaria. Vou rever o filme em breve...
Sou fã dos Coen, embora reconheça alguns dos seus defeitos. Mas, em Fargo esses defeitos não são encontrados. Comprei até o livro, que se trata do roteiro escrito pelos Brothers. Minha monografia será em cima de todo pessimismo social envolto de suas obras.
Abraços!
Oi Elton,
Parabéns, estou te prestigiando com o selo Prêmio Dardos. Vai lá no meu blog pegar o seu selinho carinhoso da MaDame Lumière.
http://madamelumiere.blogspot.com/2010/05/cacador-de-recompensa-bounty-hunter.html
Beijo!
MaDameLumière
Eu considero Fargo o melhor filme dos Coen... e eu também me incluo nos que acham tal cena uma representante do humor negro dos irmãos.
Fala sumidão!
Grande filme. Os Coen sempre a frente de seu tempo.
E o Paulo, por onde andas?
Cara, tu merece e eu só estou sendo portador da verdade,te indiquei, tal qual fez a madame, para o selo Prêmio dardos. Bora coletar meu brother.
http://claquetecultural.blogspot.com/2010/05/o-prazer-do-reconhecimento.html
ABS
Olá, Daniela!
Valeu pela visita. Recomendo "Fargo" com entusiasmo rs, e essa cena é sensacional!
Dae Chico! Valeu pela revisão rs e pelo comentário. "Bípede" realmente não dava hahaha! Gaear Grimsrud é foda!
Cristiano [2]
Cabaret [2]
Wally, na verdade, nem eu me lembrava. Essa imagem permeava a minha cabeça desde o primeiro momento que assisti "Fargo", mas foi só reassistindo, recentemente, que vi o quanto o personagem interpretado por Stormare é amedrontador. Anton Chigurh ficaria com receio, sim rs.
Alyson, que incrível, cara! Ótimo tema para um TCC. Quando sua monografia for divulgada, me mande um e-mail ;)
Hey Bruno, valeu pelo comentário! Não acho o melhor filme, mas é um dos. Ainda fico com a violência sem trégua de "Onde os Fracos Não Têm Vez".
Reinaldo e Madame,
eu não sabia deste selo e nem sei como funciona rs. Mas é sinal de uma indicação, e o reconhecimento de vocês me deixa MUITO satisfeito e realizado. Obrigado MESMO pelo carinho. Comecei o blog faz 4 meses e receber essa "premiação" é um grande incentivo pra continuar. Valeu ^^
ABS!
Postar um comentário